educação infantil

Proposta Pedagógica

Educação infantil voltada para a valorização e o respeito à criança

A equipe da Escola Árvore da Vida trabalha por uma educação infantil voltada para a valorização e o respeito à criança, como alicerce para a formação de uma criança saudável, equilibrada emocionalmente, harmônica, integrada à sociedade, realizada em seus ideais, suprida de afeto e confiante de seu valor. Acreditamos que é através da relação com o outro, estabelecida dentro de princípios como o amor, o respeito às diferenças, limites e capacidades, que construímos a nossa identidade.

Para tanto, precisa de professores realmente preparados para acompanhar a criança nesse processo de descobertas e crescimento, atentos para desenvolver uma proposta pedagógica com situações de aprendizagem, que envolvem as diferentes linguagens: leitura e escrita, matemática, artes plásticas e música, educação do movimento, conhecimento da natureza e sociedade e, Inglês.

Metodologia Montessoriana

"Tocar na criança significa tocar no ponto mais sensível de um todo que tem raízes no passado mais remoto e se dirige para o infinito do futuro. Tocar na criança significa tocar no ponto mais delicado e vital, onde tudo se pode decidir e renovar, onde tudo redunda na vida, onde estão trancados os segredos da alma, porque ali se elabora a educação do homem" - Maria Montessori, A criança

Fomos buscar na metodologia montessoriana os fundamentos que sempre foram a base do nosso trabalho. Assim como Maria Montessori, acreditamos na auto educação, ou seja, que todo ser humano é capaz de desenvolver-se, pois possui um impulso vital que o conduz e o impele a crescer e buscar desafios, continuamente.

Se o impulso vital é primordial, o desenvolvimento, entretanto, não se realiza sem que a criança interaja com o meio ambiente, com outras pessoas; é na relação com "o outro" que ela irá se desenvolver, portanto, quanto mais adequado o ambiente, maiores os desafios e estímulos, maior será o aprendizado.

Buscamos, então, um ambiente capaz de proporcionar às crianças possibilidades de experimentação e vivência de diferentes situações de aprendizagem, levando-as ao desenvolvimento da criatividade, autonomia e do espírito questionador, criando desafios a serem enfrentados e hipóteses a serem confirmadas no caminho da construção do conhecimento.

Como a criança se desenvolve dentro da Educação Infantil?

Nossa preocupação está em oferecer o desenvolvimento da criança nos aspectos sócio-afetivo, cognitivo e psicomotor, sempre respeitando a sua natureza, ritmo de aprendizado e limites.

O que entendemos e acreditamos, então, em cada um deles?

Socio-afetivo – Enfatizamos a importância de que a criança tenha uma auto imagem positiva, percebendo-se, cada qual, na sua identidade própria, e sendo valorizada nas suas possibilidades de ação e crescimento, à medida que desenvolve seu processo de socialização e interage com o grupo.

Cognitivo – Destacamos a necessidade de levar sempre em consideração o fato de que a criança conhece e constrói as noções e conceitos à medida que age, observa e relaciona os objetos do mundo físico. É no decorrer das atividades realizadas que as crianças incorporam dados e estabelecem relações, e é enfrentando os desafios e trocando informações umas com as outras e com os adultos, que elas desenvolvem seu pensamento.

Psicomotor – Entendemos que as crianças precisam expandir seus movimentos, explorando seu corpo e o espaço físico, de forma a terem um crescimento sadio. É através da realização das atividades cotidianas e em função de objetivos determinados, que a motricidade é desenvolvida.

[Not a valid template]

Atividades ligadas à Educação Infantil

A organização do cotidiano das crianças se dá através da proposta de atividades que favorecem o seu desenvolvimento em todas as suas capacidades e habilidades, e são planejadas tomando como base os eixos curriculares:

  • Linguagem oral e escrita
  • Matemática
  • Natureza e sociedade
  • Artes e música
  • Movimento
  • Formação pessoal e social
  • Inglês

As diversas atividades desenvolvidas no dia a dia, as quais chamadas de situações de aprendizagem, são definidas na grade de rotina, favorecendo a organização temporal do dia com as crianças, tornando-o previsível aos educadores e crianças. Esta organização do cotidiano favorece uma atuação mais intencional nas propostas vivenciadas pelo grupo.

Proposta pedagógica das turmas do Infantil 1 ao Infantil 5

  • Roda
  • Aula de linha
  • Livre escolha/Cantos
  • Roda de história
  • Roda de música
  • Jogos
  • Tapete
  • Projetos
  • Caixa surpresa
  • Movimentos e Brincadeiras
  • Culinária
  • Artes
  • Musicalização
  • Expressão corporal
  • Educação física
  • Inglês

Avaliação

As crianças são avaliadas segundo suas potencialidades e capacidades nas várias atividades e situações diárias, sendo respeitadas em sua individualidade. De maneira clara, o fator grupo é levado em conta na medida que interfere na aprendizagem, possibilitando trocas que enriquecerão a vida escolar do aluno.

O dever da Educação Infantil

Dentro dessa visão, em que a educação infantil é vida, e toda e qualquer aprendizagem pressupõe ação (tanto na parte de quem descobre os conhecimentos, ou de quem ajuda nas descobertas), a observação é requisito básico para o trabalho do educador, o qual é responsável pelo acompanhamento e crescimento de seus alunos, sendo assim, fiel aos seus objetivos e propostas. O educador precisa estar sempre ciente de sua tarefa, ou seja, de sua atuação. Faz-se necessário estar inteiramente envolvido em seu trabalho, procurando constantemente evoluir em seu processo de vida, não somente culturalmente mas, também, espiritualmente, pois temos como missão ajudar no desabrochar de vidas, sendo assim, é essencial que tenha nobreza de alma.

Resultado Pedagógico

Para que todo o trabalho adquira forma e possua uma base sólida de sustentação, é necessário que se envolva com dedicação sobre ele, analisando-o e renovando-o a cada dia, procurando sempre melhorá-lo para que, cada vez mais, possua bons resultados.

"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." Provérbios 22:6