noticias sobre educação infantil

5 vantagens de comemorar o Dia das Mães na escola

dia-das-maes-na-escola

1. Aproximação entre a mãe e a escola: o contato da mãe com os professores pode ajudar até no desempenho escolar da criança. “Porém, isso vai depender do tipo de evento que a escola preparar. Se for apenas uma apresentação, que não exija interatividade nem participação ativa dos pais, é provável que nada mude após o evento”, diz Luciana Fevorini, doutora em psicologia escolar e diretora do Colégio Equipe, de São Paulo.

2. Valorização da família: “Comemorar datas especiais na escola ajuda a refletir sobre a valorização da família e mostra para as crianças as diferentes estruturas familiares existentes”, diz a psicóloga educacional Rosângela Cabrera.

3. Relação mãe e filho: além de receberem homenagens, as mães passam um tempo brincando com os filhos. Isso os aproxima e pode ter impacto na relação que têm em casa. A comemoração ainda registra a importância do afeto, por meio do presente artesanal que geralmente as crianças fazem para presentear a mãe.

4. Troca de experiências: a escola é o ambiente propício para conhecer as mães dos colegas de seu filho, trocar experiências e contatos. Isso pode ser importante e até influenciar na maneira que você educa seu filho.

5. Bem-estar da criança: você pode não perceber, mas é bastante prazeroso para a criança ver os pais conhecendo seus amigos, seus professores e até o ambiente em que ela passa muitas horas do dia. “Toda criança gosta de exibir suas produções para os pais”, afirma Isabel Parolin, pedagoga especialista em psicodrama e psicopedagogia, de Curitiba (PR). Como resultado, a criança fica mais aberta a conversar com você sobre a rotina dela, dúvidas, tristezas e alegrias.


Matéria: Ligia Menezes

Gostou da matéria?

compartilhar:




Deixe sua mensagem